AE Casquilhos

Escola Digital - AE Casquilhos

Escola Digital

ESCOLA DIGITAL HORÁRIO DE ATENDIMENTO DIA HORA LOCAL RESPONSÁVEL CONTACTO   Quarta-feira 09:00 – 12:00 ES Casquilhos Prof. Pedro Bernardino pbernardino@aecasquilhos.pt  EQUIPAMENTOS AVARIADOS Os equipamentos entregues para reparação, podem ser trocados por outros ou efetuada uma reposição do sistema para resolver a avaria. Por isso se a avaria o permitir devem antes de entregar os equipamentos, guardar os documentos que necessitem noutro suporte. Para evitar este tipo de problemas, o Windows deve ser configurado com a conta Office 365 do aluno criada pelo Agrupamento, assim os seus documentos serão guardados na Nuvem e nunca serão perdidos. Se desconhecer os dados da conta do aluno pode solicitá-los ao responsável da Escola Digital por e-mail. SERVIÇO DE CONETIVIDADE Divulga-se a informação presente na Lei de Orçamento de Estado, Artigo 143.º “Até ao final do ano letivo 2023/2024, é assegurada a gratuitidade do serviço de conetividade aos professores, bem como aos alunos dos ensinos básico e secundário beneficiários da ação social escolar posicionados nos 1.º, 2.º e 3.º escalões do abono familiar.” DEVOLUÇÃO DOS KITS Os alunos que concluem o 4º, 9º e 12º ano têm de devolver o Kit e devem fazê-lo de acordo com o calendário publicado aqui.Solicita-se que antes da devolução seja feita uma reposição completa do Windows como se explica neste tutorial.Os alunos do 12º com portáteis HP sem teclado numérico podem efetuar a reposição premindo repetidamente F11  depois de premir o botão de ligar.  PROBLEMAS FREQUENTES O portátil/hotspot não funciona ou não funciona corretamente. Entregue na portaria da ES Casquilhos com o respetivo carregador e junte uma folha com os seguintes elementos: nome do aluno e do encarregado de educação, ano e turma, NIF, contacto telefónico e uma breve descrição da avaria. Processo de configuração inicial do Windows. Para efetuar a configuração inicial do Windows, escolha a conta Microsoft do Agrupamento. Siga o tutorial Não sei qual a conta Microsoft do Agrupamento do meu educando, ou não me lembro do utilizador/palavra-passe. Contacte o/a responsável ou diretor/a de turma e peça os dados da conta. Caso este/a os desconheça, deverá contactar por e-mail o responsável pela Escola Digital. Nota: O processo automático de recuperação de palavra-passe não funciona Não consigo iniciar sessão no Windows porque não me lembro da palavra-passe. Se a conta que usou foi a Microsoft do Agrupamento, contacte o responsável pela Escola Digital para efetuar uma reposição da palavra-passe. Se usou outra conta, efetue a reposição completa do sistema através deste tutorial. Nota: Irá perder os ficheiros que estiverem armazenados localmente   Assim que ligo o portátil, este fica bloqueado e apresenta um ecrã com fundo azul a pedir um código para desbloquear. Use este tutorial e leia-o com atenção, para efetuar o desbloqueio. Após iniciar sessão no Windows, verifique a 2ª página e efetue a atualização, para que não volte a bloquear.Nota: O número de série está por baixo do portátil e caso esteja ilegível consulte o Auto de Entrega.   O meu Kit tem um hotspot ThingsMatrix (preto), pretendo inserir o cartão SIM  e configurar. Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial para proceder à sua configuração, no caso de não ter acesso à Internet. O meu Kit tem um portátil INSYS com hotspot integrado e preciso de inserir o cartão. Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial . Caso tenha um cartão SIM da operadora Vodafone veja nas páginas seguintes como configurar o APN no Windows. Perdi o cartão SIM do meu Kit ou este encontra-se inutilizado. Comunique a situação ao responsável pela Escola Digital no horário de atendimento ou via e-mail para que este possa efetuar o pedido da 2ª via do cartão à respetiva operadora. Perdi ou roubaram-me o meu Kit.  Apresente o Auto de Entrega às autoridades e participe a ocorrência. Seguidamente entregue na secretaria do Agrupamento o documento  comprovativo emitido pelas autoridades. Prazo limite para devolução do meu Kit. Irá ser publicado no final de cada ano letivo, na página Avisos deste site o calendário de devolução, sendo obrigatória para os alunos que concluem o 4º, 9º e 12º anos. Em caso de impossibilidade de efetuar a devolução na data estipulada, poderá fazê-lo antes ou depois, na Secretaria do Agrupamento. Em caso de mudança de agrupamento ou abandono dos estudos, deverá efetuar a devolução o mais rapidamente possível, para poder requisitar outro Kit no novo Agrupamento (apenas aplicável à 1ª situação). Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF, também para facilitar o processo de atribuição do Kit a um novo aluno solicita-se que seja feita uma reposição completa do Windows através deste tutorial. O que sou obrigado a devolver, em bom estado e a funcionar. Portátil e respetivo carregador, Hotspot (se este não estiver integrado no portátil), e respetivo carregador(excepto ThingMatrix) e cabo. Cartão SIM (no entanto, caso esteja perdido, não impede a devolução do Kit)Nota: Caso algum destes componentes esteja danificado ou em falta,  contacte o responsável da Escola Digital (para obter informação sobre como resolver a situação antes da devolução do Kit).  Quando efetuar o levantamento do Kit. No Início de cada ano letivo, irá ser publicado na página Avisos deste site o calendário para levantamento/entrega dos Kits, podendo os alunos do 1º, 5º e 10º anos efetuar o respetivo levantamento. Caso seja aluno novo no Agrupamento ou ainda não tenha Kit, verifique no calendário, a respetiva data. Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF  Entrei agora no Agrupamento ou não levantei o Kit no início do ano letivo mas pretendo fazê-lo agora. Os alunos do ensino secundário podem efetuar o levantamento no dia, hora e local referidos no horário de atendimento. Para os alunos do 1º, 2º ou 3º Ciclo neste momento não existem Kits disponíveis para entrega e devem enviar e-mail com os seguintes elementos: nome, apelido, ano, turma e NIF do aluno para serem adicionados à lista de … Continue a ler Escola Digital